PROCEDIMENTOS CORPORAIS

MAMA

A  prótese de recuperação rápida é o protocolo cirúrgico ideal para quem deseja colocar implantes de silicone e ter um pós-operatório mais rápido e menos incômodo. A técnica permite alta no mesmo dia do procedimento cirúrgico e início do processo de recuperação em cerca de 4 a 5 horas após a cirurgia. Consiste em uma sequência de ações que diminuem o tempo de recuperação: desde a aplicação da anestesia de forma diferenciada, para que a paciente acorde sem dor e desconforto, até a indicação para movimentação dos braços logo após o procedimento, como uma forma de fisioterapia. Seguindo as orientações médicas e tomando as devidas precauções, os resultados do pós-operatório aparecem de forma gradativa, suave e agradável.

 

Mastopexia com prótese é a cirurgia indicada para paciente com flacidez mamária, quando as mamas não estão bem posicionadas, ou seja, estão “caídas”. É o que se chama de ptose mamária. Nesse caso, não basta apenas a colocação de próteses de silicone. É preciso retirar o excesso de pele flácida. Os resultados são muito satisfatórios, uma vez que as mamas voltam a ter firmeza e um formato mais arredondado. Pode deixar uma cicatriz ao redor da aréola e uma cicatriz em “T” invertido. A cicatrização varia de acordo com cada indivíduo, considerando fatores genéticos, cuidados e nutrição.

 

A mamoplastia redutora é indicada para pacientes que apresentam grande volume mamário, o que pode resultar em problemas estéticos, como formato desproporcional e queda das mamas, e em problemas funcionais, como dores na coluna e peso nos ombros. A redução mamária, com ressecção de pele, tecido glandular e gordura, tem por objetivo atenuar essas queixas, garantindo mamas mais harmônicas e proporcionais ao contorno corporal de cada paciente. A ressecção de tecidos invariavelmente resulta um uma cicatriz, sempre ao redor da aréola e com prolongamento inferior, geralmente em forma de “T” invertido.

Com o passar dos anos, as mamas sofrem com a ação do tempo, tornando-se flácidas e menos consistentes, além de perder o volume e o formato natural. Isso se dá por diversos fatores, como variações de peso ou gestação. A mastopexia é uma cirurgia que consiste no levantamento mamário, podendo ser realizada de forma isolada ou associada à colocação de um implante de silicone, se for de desejo da paciente também aumentar o volume. A cicatriz resultante depende da quantidade de pele excedente, variando desde uma isolada ao redor da aréola até a extensão inferior em “T” invertido, como nas mamoplastias redutoras.




Explante mamário trata-se da retirada dos implantes de silicone introduzidos previamente em cirurgia mamária com prótese (mamoplastia de aumento, mastopexia ou reconstrução mamária). São diversas as razões que levam uma pessoa a desejar ou necessitar de um explante. Independentemente do motivo, a escolha de manter ou remover a prótese deve ser tomada a partir de uma avaliação entre médico e paciente, cabendo ao cirurgião fornecer as informações mais recentes e relevantes, respeitando a decisão de cada pessoa. É um procedimento complexo, sendo necessária uma mastopexia e uma provável lipoenxertia mamária. Os preparos de pré-operatório e os cuidados pós-operatórios são bastante semelhantes aos da cirurgia inicial para a realização do implante das próteses de silicone. 

contorno CORPORAL

Lipoaspiração de definição, assim como a lipoaspiração tradicional, a lipo HD é uma cirurgia que tem o objetivo de ressaltar os contornos corporais, retirando a gordura localizada por meia da sucção, com a utilização de cânulas que são introduzidas na região a ser tratada. A diferença entre os dois procedimentos é que, na lipo HD, o foco está em destacar a musculatura corporal, ou seja, enquanto a lipoaspiração tradicional foca apenas em retirar toda a gordura localizada, a lipo HD faz a mesma sucção dos depósitos de gordura, mas reforçando visualmente os sulcos entre os músculos, o que resulta em uma maior definição. Feita com o que existe de melhor em tecnologia  vibrolipoaspiradora, possibilita realizar o procedimento com ótimo acabamento, segurança, recuperação mais rápida e incisões mais discretas.

A abdominoplastia é indicada para diversas situações que envolvem alterações da região abdominal, principalmente devido à variação de peso e à gestação, entre as quais podem ser citadas: flacidez e formação de estrias em níveis mais profundos, acúmulo de gordura e também frouxidão dos tecidos musculares, situações que dificilmente respondem a dietas e rotinas de exercício físico. A cirurgia atua tonificando a região abdominal e devolvendo a ela um aspecto mais bonito, harmônico e proporcional ao contorno corporal. Pode ser realizada de forma isolada, mas geralmente é associada à lipoaspiração. A cicatriz resultante é posicionada dentro do umbigo e horizontalmente ao nível da região púbica (lembra uma cicatriz de cesariana, porém ampliada para a região lateral), permanecendo dentro dos limites das roupas íntimas. A abdominoplastia não deve ser considerada como tratamento de obesidade ou substituta de dietas e exercícios físicos, sendo que candidatos à abdominoplastia devem estar saudáveis e relativamente em forma. Gestações futuras e alterações substanciais do peso após a abdominoplastia, bem como a presença de cicatrizes de cirurgias anteriores, podem reduzir a eficácia e a longevidade do tratamento.

É um protocolo que combina lipoenxertia glútea para volume, bioestimuladores como sculptra, para melhorar flacidez, celulites e promover efeito lift, e Morpheus 8 Glúteo, um microagulhamento com radiofrequência, para promover a melhora da qualidade de pele. É a combinação do que há de melhor para um resultado excelente. A lipoenxertia glútea promove o aumento e a remodelação das nádegas a partir da injeção de gordura coletada da própria pessoa em lipoaspiração, geralmente retirada dos flancos. A técnica é indicada para quem está insatisfeito com a aparência e também para corrigir assimetrias – diferenças nos tamanhos ou defeitos nos glúteos. Pode se estender ainda para área das coxas, conferindo mais definição e volume. O enxerto é feito na parte superior do glúteo, para dar mais projeção. O reaproveitamento da gordura corporal é feito pelo cirurgião, que seleciona e aspira as partes do corpo doadoras. Essa gordura, então, é tratada e purificada para remover sangue e outros restos celulares. Depois é enxertada com o auxílio de microcânulas.

O Renuvion é uma das mais recentes tecnologias para tratamento da flacidez em regiões como papada, abdômen, parte interna das coxas, braços e costas. Consiste em um aparelho com uma cânula que, aplicado sob a pele, dispara jatos de plasma (mistura de gás hélio e radiofrequência) que destroem os septos fibrosos, levando a uma retração imediata da pele de até 80%. Além desse resultado já no momento do procedimento, estimula, ainda, num período entre seis e nove meses, a produção de colágeno na região onde foi utilizado. A introdução da cânula é feita por um pequeno corte como na lipoaspiração. O Renuvion só pode ser utilizado em bloco cirúrgico, com aplicação de anestesia geral, e pode ser associado a outros procedimentos.

O BodyTite (by InMode) é uma das mais avançadas tecnologias, dentro da dermatologia e da cirurgia plástica, que realiza procedimentos minimamente invasivos de remodelação facial e corporal. Elimina a gordura e a flacidez de diversas áreas do corpo, com um aumento significativo de contração da pele (até 47% de contração da pele observada em estudos clínicos). Aprovado pela U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o aparelho conta com um controle duplo de temperatura, emitindo uma radiofrequência bipolar de forma rápida e uniforme e distribuindo o calor diretamente na derme e na matriz subcutânea.

Braquioplastia consiste no remodelamento dos braços por meio da redução do excesso de pele e gordura da região entre a axila e o cotovelo. Com esta cirurgia, é possível deixar o braços mais lisos e com contornos mais suaves, resultando em uma aparência tonificada. A cicatriz fica localizada na face interna dos braços e seu tamanho depende do grau da intervenção, variando desde uma cicatriz restrita à axila, em casos leves, até prolongamentos ao nível do cotovelo, em casos de grande flacidez de pele.

A cruroplastia é uma cirurgia realizada para remodelar as coxas por meio da redução do excesso de pele e, em alguns casos, da gordura, resultando em uma coxa com pele mais lisa e um contorno mais proporcional ao corpo. As cicatrizes geralmente ficam localizadas na dobra natural da perna, junto à virilha, sendo praticamente imperceptíveis. Em casos de grande flacidez, podem se estender até a face interna das coxas.

PROCEDIMENTOS FACIAIS

CIRÚRGICOS

Ritidoplastia ou Lifting Facial é a cirurgia para atenuar o envelhecimento do rosto. O rosto e o pescoço são algumas das regiões que mais sofrem com a ação do tempo. Isso faz com que apresentem flacidez, rugas e marcas de expressão, alterações que podem dar uma aparência de cansaço e até de “tristeza”. O lifting de face, geralmente associado ao lifting da região cervical (correção da “papada”), tem por objetivo atenuar esses sinais de envelhecimento, melhorando não somente o aspecto visual do rosto, mas também a expressão facial. As correções podem ser feitas tanto na pele quanto nas estruturas mais profundas como gordura, músculos e ligamentos. As incisões, e consequentemente as cicatrizes, são posicionadas em regiões de dobras naturais de pele, sendo praticamente imperceptíveis. Cabe salientar que nem todas as alterações decorrentes do envelhecimento podem ser tratadas com essa cirurgia. Em pacientes com má-qualidade de pele, com excessivo foto-dano, pode ser necessária a associação de outros procedimentos como toxina botulínica, laser e preenchimentos.

A lipoenxertia facial é um procedimento utilizado para devolver volume ao rosto e promover uma aparência mais jovial ao paciente. Além disso, é uma opção mais natural e duradoura quando comparada a outros tipos de preenchimentos. A lipoenxertia pode ser feita combinada com outros procedimentos, especialmente aqueles nos quais ocorre a remoção de gordura do corpo, como as lipoaspirações. Esse tecido adiposo é retirado do próprio paciente (de áreas como abdômen, quadril e coxas) e passa por um processo de centrifugação, onde são removidos resíduos anestésicos, sangue e outras substâncias. Após esse tratamento, a gordura é enxertada nos pontos do rosto que necessitam de reposição de volume. Outra vantagem da lipoenxertia facial é a presença de células-tronco, naturalmente encontradas na gordura corporal. Elas fazem com que o organismo produza novas células de tecido cutâneo, promovendo a renovação facial. Ao contrário de outros tipos de preenchimento, a lipoenxertia facial não tem prazo de validade. Enquanto o ácido hialurônico permanece no rosto de 6 a 18 meses, a gordura enxertada é preservada, mesmo com o passar dos anos. Dessa forma, a lipoenxertia facial é um dos meios mais efetivos para quem busca resultados mais permanentes.

A blefaroplastia é uma cirurgia que corrige alterações palpebrais, suavizando os sinais do envelhecimento. A região dos olhos funciona como elemento-chave na expressão facial. Entretanto, com o processo natural de envelhecimento, é comum que surjam rugas e bolsas de gordura proeminentes nesta região. Essas alterações causam não somente um desconforto estético, mas também um prejuízo funcional, uma vez que o excesso de pele leva a um aumento do peso palpebral e um consequente comprometimento do campo de visão. As incisões são posicionadas em regiões de dobras naturais de pele, o que torna a cicatriz pouco perceptível. Pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas. A cirurgia não corrige a hiperpigmentação dessa região (as olheiras), que são tratadas por métodos alternativos, como o laser.

O BodyTite (by InMode) é uma das mais avançadas tecnologias, dentro da dermatologia e da cirurgia plástica, que realiza procedimentos minimamente invasivos de remodelação facial e corporal. Elimina a gordura e a flacidez de diversas áreas do corpo, com um aumento significativo de contração da pele (até 47% de contração da pele observada em estudos clínicos). Aprovado pela U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o aparelho conta com um controle duplo de temperatura, emitindo uma radiofrequência bipolar de forma rápida e uniforme e distribuindo o calor diretamente na derme e na matriz subcutânea.

A FaceTite é uma solução de remodelação completa para o rosto e pequenas áreas do corpo. Sua tecnologia permite resultados semelhantes a um lifting ou braquioplastia, sem a necessidade de cirurgia excisional. Utiliza energia de radiofrequência minimamente invasiva e um campo térmico independente e seguro, para distribuição uniforme de calor, a fim de reduzir a gordura e esticar a pele. Após o procedimento, os pacientes podem ir para casa e logo retomar suas atividades habituais.

O Morpheus conta com tecnologia de radiofrequência fracionada para remodelação e estruturação da pele por meio da coagulação da gordura e contração do tecido conjuntivo. Apesar de ser aplicado externamente, suas 24 agulhas revestidas em ouro oferecem tratamento em diferentes profundidades, atingindo diversas camadas da pele e remodelando o colágeno no rosto e no corpo. Sua tecnologia é indicada para os todos os fototipos e não possui downtime, ou seja, não exige nenhuma pausa das atividades da rotina por conta do procedimento. 

A rinoplastia é uma cirurgia indicada para corrigir as anormalidades estéticas do nariz, melhorando a aparência e a autoestima das pessoas, sempre respeitando a função básica nasal, que é a respiração, e o tamanho e o formato ideais para cada paciente, garantindo a harmonia da face, uma vez que ele ocupa a parte central do rosto. Para que o procedimento seja bem-sucedido, são identificadas e corrigidas, na mesma cirurgia, possíveis alterações físicas, como desvios septais, hipertrofias de corneto e insuficiências valvulares. Existem duas abordagens cirúrgicas básicas para a rinoplastia: a fechada, na qual apenas incisões internas são realizadas, consequentemente sem cicatrizes aparentes, e a aberta, na qual se associa uma pequena incisão na pele da columela (região entre as narinas), permitindo uma maior visibilidade da estruturas internas. A qualidade da cicatriz resultante geralmente é muito boa, sendo praticamente imperceptível.

Também conhecida como lipo de papada, trata-se de um procedimento que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e a porção superior do pescoço. Feita mediante anestesia local e sedação, é realizada em ambiente hospitalar, dura em média uma hora, e o paciente tem alta no mesmo dia. Principais benefícios oferecidos pela lipoaspiração de papada são:

  • elimina o queixo duplo
  • melhora a linha da mandíbula
  • reduz a gordura do pescoço
  • promove um contorno facial mais harmônico
  • rejuvenesce

Otoplastia é a cirurgia para correção das chamadas orelhas “em abano”. O procedimento é realizado por meio de incisões na parte posterior das orelhas, assim é possível corrigir os defeitos estéticos das orelhas que se resumem basicamente à ausência das dobras anteriores e ao aumento da distância entre elas e a cabeça. Após a cirurgia, as orelhas assumem uma forma e uma posição mais naturais. O procedimento pode ser realizado a partir dos 7 anos de idade, uma vez que as orelhas já atingiram praticamente seu crescimento pleno. Essa idade é interessante para a correção, pois pode evitar que a criança passe por situações como bullying, por exemplo. Porém, a cirurgia em uma fase mais tardia, em pacientes adolescentes e adultos, também possui excelente indicação.

NÃO CIRÚRGICOS

O Fotona 4D usa ponteiras diferentes para tratar quatro camadas da pele: a camada superficial, a camada média, a camada profunda, que vai dar mais sustentação para a face. A quarta dimensão se refere ao tempo. Por quê? Porque, nesse caso, o que se busca é um estímulo da produção de colágeno. O organismo recebe esse estímulo e demora cerca de um mês e meio até três meses para atingir um pico de produção. E essa produção de colágeno continua até um ano após o estímulo.  

Como funciona o tratamento com o Fotona 4D? 

  1. É dividido em quatro etapas e deve ser realizado um ou duas vezes por ano.
  2. Dura cerca de uma hora e meia.
  3. A primeira etapa é dentro da boca. 
  4. A segunda é na pele, na parte inferior do rosto e no pescoço.
  5. A terceira destina-se à superfície da pele,  tratando pequenas rugas e vasinhos, poros abertos, recuperando o viço. 
  6. A quarta etapa é focada na epiderme, funcionando como um peeling, promove uma descamação leve, melhorando a qualidade da pele.

Além de todas as vantagens do Fotona 4D, o tratamento não é doloroso, proporcionando um maior conforto para o paciente. Os resultados vão desde uma melhora dos contornos faciais até uma pele mais lisa e viçosa na superfície. 

O Ultraformer é um aparelho cuja tecnologia permite o tratamento da flacidez e da gordura localizada de forma não invasiva. Por meio da emissão de pulsos, estimula a produção de colégeno no local da aplicação, sendo que os resultados já podem ser percebidos após a primeira sessão. Rejuvenesce a pele, dando mais firmeza e melhorando os contornos da área tratada, tendo como uma de suas grandes vantagens o fato de não afastar o paciente de suas atividades habituais. A duração das sessões varia de acordo com o tamanho e com a quantidade das áreas a receberem a aplicação. Destacam-se entre as indicações para uso do Ultraformer:

 

  • flacidez do rosto e do corpo
  • lifting facial
  • redução da papada
  • rugas do pescoço
  • rugas e linhas de expressão
  • pés de galinha
  • bigode chinês

Sculptra, Radiesse e Elleva são os nomes mais conhecidos entre os bioestimuladores de colágeno. Bioestimulação de colágeno é um procedimento que utiliza substâncias como o ácido L-polilático e a hidroxiapatita de sódio para estimular a produção natural das fibras de colágeno e elastina do corpo, componentes responsáveis por manter a firmeza e qualidade da pele. Essas substâncias atuam como preenchedores que restauram o volume facial e a firmeza da pele de algumas áreas do corpo, promovendo um efeito lifting, com resultados que podem durar até um ano ou mais. Em média, são realizadas de uma a três sessões, com intervalos de 4 a 6 semanas, com resultados individuais que podem variar de acordo com a idade, o tipo de pele, o estilo de vida e o metabolismo. Além disso, o procedimento pode ser combinado a outros tratamentos como ácido hialurônico ou ultrassom micro ou macro focado para resultados ainda mais satisfatórios.

O Profhilo é um ácido hialurônico, primeiro biorremodelador tecidual,  que foi criado para remodelar o rosto com o máximo de naturalidade possível. É considerado um produto de entrada para quem quer a melhora da qualidade da pele, suavização das rugas finas, melhora da flacidez do rosto e hidratação, uma vez que o ácido hialurônico tem o poder de atrair água para a região tratada.

É composto 100% de ácido hialurônico ultrapuro, livre de agentes químicos. O ácido hialurônico natural, quando aplicado na pele, atua estimulando a regeneração dos tecidos e promovendo sustentação e elasticidade. Por isso, mostra-se uma ótima alternativa para aquelas pessoas que ainda têm receio de preencher e querem realizar procedimentos estéticos de uma forma mais gradual e sem transformações drásticas.

Sua principal função é rejuvenescimento e prevenção do envelhecimento. O Profhilo age alcançando as três camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme,  promovendo uma restauração dos tecidos sem volumização. O resultado é uma pele de aspecto mais saudável e naturalmente hidratada. O diferencial desse tratamento é o resultado mais homogêneo, em áreas como bochechas, parte inferior do rosto, pescoço, colo, mãos, joelhos e até cicatrizes de acne.

Após 15 dias, os resultados já começam a aparecer e podem durar até nove meses, dependendo de cada paciente, do seu estilo de vida e do grau de envelhecimento da pele. Continua agindo por várias semanas, pois aumenta gradativamente a produção de elastina e colágeno.

A toxina botulínica é uma excelente opção para amenizar as rugas e linhas de expressão facial, já que provoca um relaxamento muscular, atenuando a pele e rejuvenescendo a área onde é aplicada. A mesma toxina pode ser aplicada nas axilas, controlando a eliminação do suor. Possibilidades de aplicação:

  • rugas, marcas de expressão e assimetrias (face, pescoço e colo)
  • sudorese (axilas) ponta caída do nariz e sorriso gengival

Número de sessões: 1 sessão.

Resultados: até 14 dias após a aplicação.

Durabilidade ou manutenção: varia individualmente; em média, na fe dura de quatro a nove meses, nas axilas, de oito a 10 meses.

O ácido hialurônico é uma substância 100% absorvível pelo corpo, que ajuda na reposição de volume, hidratação da pele e harmonização da face. Pode ser usado de forma segura em diversos tratamentos, promovendo mais saúde e qualidade para a pele. Resultados imediatos, com duração variável entre nove meses e dois anos. Áreas de aplicação:

  • preenchimento da mandíbula
  • olheiras
  • lábios
  • zigomático ou malar (top model look)
  • Mento (queixo)
  • Nariz (rinomodelação)
  • “Código de barras” (região supralabial)
  • “Bigode chinês” (sulco nasolabial)

Onde você gostaria de ser atendido?